Workshop de capoeira convida famílias para comemorarem o Dia dos Pais
- gestao659
- 4 de ago
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de set
Evento gratuito promove maior proximidade entre familiares e com a capoeira

No dia 10 de agosto, domingo do Dia dos Pais, a Escola de Capoeira Celeiro de Bamba promove um Workshop de Capoeira para todas as idades. O evento acontecerá na Unibes Cultural, das 11h às 14h, e os visitantes devem reservar os ingressos gratuitos com antecedência. O objetivo é criar momentos de conexão e afeto entre os familiares, aprimorar o conhecimento do estilo e celebrar o legado ancestral dessa arte.
A capoeira é uma manifestação cultural que envolve elementos da dança, arte marcial, música e religiosidade. Criada no século XVIII, durante o período de escravidão no Brasil, os africanos escravizados a utilizavam como forma de autodefesa e resistência à opressão dos senhores, por meio de golpe e movimentos que contribuiam com a fuga. Ao serem proibidos de praticarem qualquer tipo de esporte, os africanos acrescentaram elementos musicais para enganar os senhores da verdadeira intenção da capoeira.
Como forma de preservar a cultura ancestral, a prática é caracterizada pela presença de uma roda com os praticantes e torcedores, pelos cantos, instrumentos e movimentos corporais. A música é outro fator essencial para a prática, e mistura diferentes estilos e temas. Em 2014, a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Porém, em 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já reconhecia a Roda de Capoeira como Patrimônio.
Por Isabela Slussarek



Comentários