Armas: A Democracia Entre a Propaganda e a Realidade
- gestao659
- 12 de nov.
- 2 min de leitura
Novo livro de Ricardo Viveiros traça linha histórica sobre as armas no Brasil até o momento do referendo de 2005
Por Isabela Almeida

A criação e a utilização de armas pelo ser humano é coisa antiga, objeto primordial para a sobrevivência desde a formação dos primeiros núcleos sociais através da caça, defesa e expansão das civilizações. E é a partir dessa premissa histórica e social, que Ricardo Viveiros escreveu o livro Armas: A Democracia Entre a Propaganda e a Realidade, que remonta a trajetória destes artefatos, mais precisamente das armas de fogo, a partir da chegada dos europeus até a realização do marco democrático de 2005: o Referendo das Armas.
A obra traz um rico trabalho de pesquisa que menciona os tipos de armamentos já utilizados por aqui pelos povos originários, seguindo para as armas de fogo que chegaram com os portugueses, percorrendo o Brasil Colônia, Império e República – sempre com dados como marcas, modelos e imagens (gravuras e fotos) destes artefatos e em que momentos foram utilizados.
Além disso, o livro cita a formação dos clubes de tiro e de caça no início do século XX e resgata a curiosa história de Guilherme Paraense. O esportista e militar que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica do Brasil, na modalidade Tiro ao Alvo, nas Olimpíadas de 1920, na Bélgica.
Armas: A Democracia Entre a Propaganda e a Realidade retrata como a educação e cultura, aliadas a uma legislação realista, trabalho responsável e uma justiça firme e rápida são a solução para altos índices de violência.
“Este livro é o registro imparcial de um fato relevante da história do Brasil, independentemente dos prós e dos contras. Livre daqueles que, hoje, usam ardilosa e politicamente a livre comercialização das armas para combater a violência rural e urbana no país. Vale lembrar que, muito além das armas, vários artifícios são capazes de matar. O importante é quem os utiliza, como os utiliza e para que os utiliza”, completa Viveiros.
O material está disponível de forma gratuita e pode ser adquirido por maiores de 18 anos no site www.armasedemocracia.com.br. A tiragem é limitada, mas também há versões em e-book e audiolivro. Foram disponibilizados mais de 800 exemplares para bibliotecas públicas de todo o país.



Comentários