Conheça a história do Instituto Heleninha: acesso ao tratamento oncológico infantil
- gestao659
- 16 de set.
- 2 min de leitura
Em 25 anos de existência, o Instituto já atendeu mais de mil famílias na região de São Paulo

O Instituto Heleninha iniciou suas atividades em 2000, como uma organização sem fins lucrativos voltada para o acesso ao tratamento oncológico entre crianças e adolescentes. O projeto começou através da democratização de transporte entre as famílias. O Instituto é responsável por transportar os pacientes de suas residências até os hospitais, e dos hospitais de volta para casa.
A dificuldade de transporte é um dos principais fatores da desistência no tratamento do câncer infantil entre as famílias que não apresentam acesso facilitado às redes de saúde. Crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos, são atendidas por voluntários e profissionais especializados no cuidado infantil, em todas as regiões da cidade de São Paulo. Os dados da própria organização afirmam que cerca de 22 mil km são percorridos por mês.
Além da preocupação no transporte, o Instituto também atua em outras áreas de impacto social. O Serviço Social promove a inclusão do planejamento de ações que fortalecem vínculos entre os familiares, grupos temáticos e rodas de conversa. O grupo “Acolhimento às Famílias” contribui com o planejamento de vida familiar. As famílias também podem receber benefícios que atendem as necessidades dos participantes.
As crianças podem participar de oficinas e atividades que incentivam a interação entre si, auxiliam na adaptação do tratamento, estimulam a participação ativa e promovem trocas de experiências. O acesso ao lazer e à cultura são fatores promovidos pelo Instituto Heleninha, em busca de democratizar o acesso à exposições artísticas, e atividades socioculturais e físicas.
Através das Rodas de Conversa, a organização busca acolher as famílias e conscientizar sobre a importância de um diagnóstico precoce entre os membros da sociedade, principalmente para as crianças e responsáveis. É através de doações, voluntários e parcerias que o Instituto se mantém, sendo capaz de ajudar milhares de famílias por anos.
O Bazar Heleninha é uma forma de gerar renda para esses serviços oferecidos às famílias. Criado em 2006, é um dos principais pilares para a manutenção do programa. Voluntários recebem doações e todo valor arrecadado é revertido para a causa. Com um Instagram próprio, é possível acessar a programação e os dias que acontecem o bazar: https://www.instagram.com/bazar.heleninha/.
Para ser um voluntário, fazer doações e participar dos eventos promovidos pelo Instituto Heleninha, acesse o site: https://institutoheleninha.org.br/. Conheça cada vez mais sobre a história e objetivos dessa grande iniciativa!
Por Isabela Slussarek



Comentários