STEAM XP: Mundo Curioso - O evento que é sucesso entre os jovens de Resende
- gestao659
- 19 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set.
Entre experiências imersivas e aprendizados, a exposição atrai centenas de visitantes interessados pelo universo científico

Entre os dias 5 de agosto a 7 de setembro, o Espaço Z, em Resende (RJ) , é palco da exposição imersiva STEAM XP: Mundo Curioso. Com entrada gratuita, o evento busca alcançar um público de crianças e jovens para explorar a criatividade, inovação e inventividade. As atividades são dinâmicas e interativas, e integram áreas Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, formando a metodologia STEAM, que dá nome ao evento (sigla em inglês).
As instalações interativas, e os jogos e desafios educacionais incentivam o público a pensar como cientistas, artistas e engenheiros, analisando o papel de cada área de estudo no dia a dia. De forma lúdica, a exposição explica cada área com um personagem histórico de cada segmento. Nomes como Leonardo da Vinci, Marie Curie, Tarsila do Amaral, Santos Dumont, Arquimedes e Steve Jobs são representados pelos seus papéis de relevância na arte e nas descobertas científicas.
Segundo o Coordenador de Produção Thiago Catelani, “A iniciativa traz uma experiência incrível para os alunos de poderem trabalhar essas áreas de forma integrada. Além de muito enriquecedora, a participação na exposição proporciona várias ideias para projetos futuros.” A exposição reforça o compromisso de disseminar cada vez mais a abordagem STEAM no país, promovendo experiências educativas inovadoras e acessíveis para todos.
O evento acontece de terça a sexta das 8h às 17h, e sábados e domingos das 10h às 17h. O circuito para conhecer o espaço tem duração de 40 minutos. Os visitantes podem ir acompanhados de seus responsáveis ou até mesmo através de excursões promovidas pelas escolas. Desde o início do projeto, centenas de pessoas já passaram pela experiência e cada vez mais escolas são atraídas para participarem. Os ingressos devem ser retirados com antecedência no Sympla.
Por Isabela Slussarek



Comentários