top of page

“Retratos do Rock” conta a trajetória de grandes ícones da música

  • gestao659
  • 11 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de set.

Exposição de grafite celebra o Mês do Rock e reúne os principais nomes do estilo

Show de rock
Créditos: Reprodução/Unsplash

Entre os dias 10 e 25 de julho, o Edifício Central Park, na Avenida Paulista, recebeu a exposição gratuita de grafites com o tema “Retratos do Rock. Em comemoração ao Mês do Rock, a mostra reuniu telas inspiradas nas músicas e nas carreiras de grandes artistas como Chorão, The Beatles, Rita Lee, Elvis Presley e André Matos. As obras utilizam das cores, traços e texturas para representar a energia e a força da música. 


A exposição uniu a arte urbana e o gênero musical, valorizando ambas representações culturais, muitas vezes esquecidas ou esnobadas pela sociedade. Crítica social, liberdade de expressão, resistência e o impacto cultural e afetivo são símbolos presentes nessas formas de arte. 


O impacto do rock


O rock teve origem nos Estados Unidos, no final da década de 40 e início de 50 e, desde então, é utilizado como um agente de mudança e forma de expressão. Com influência do Rhythms and Blues (R&B), o “Rei do Rock”, Elvis Presley, tornou esse estilo musical cada vez mais popular entre os jovens. Em 1960, o gênero recebeu forte influência britânica e moldou a cultura jovem da época. Nesse mesmo período, também foi um meio de expressão da contracultura e da luta pelos direitos civis. 


Durante o passar das décadas, o rock passou por inúmeras influências e foi dividido em subgêneros. A partir dos anos 2000, o estilo perdeu sua popularidade e gêneros como o indie, que repudiavam a cultura comercial, conquistaram maior atenção do público. No Brasil, o estilo ganhou força nos anos 60, com o movimento da Jovem Guarda e Tropicália. Em 1980, o rock revelou novos nomes como Legião Urbana, Titãs e Sepultura.


Os ícones brasileiros do rock


Nomes como Chorão, Rita Lee e André Matos são alguns dos brasileiros homenageados na exposição. A “Rainha do Rock Brasileiro”, Rita Lee, ficou conhecida por moldar e transformar a música brasileira, por meio da mistura do rock com pop, funk, bossa nova e música eletrônica. As letras de suas canções provocavam a sociedade, abordando temas polêmicos através do humor e perspicácia. 


A banda Charlie Brown Jr., especialmente o vocalista Chorão, também foi representante desse estilo. Misturando o punk rock, rap, reggae e skate punk, a banda utilizava as letras como forma de criticar a sociedade e retratar os sentimentos de uma geração, popularizando o ritmo pelo país. 


Por Isabela Slussarek

 
 
 

Comentários


Sobre
 

Cultura em Destaque é um espaço dedicado a celebrar e promover a diversidade cultural. Aqui, acreditamos que a cultura é uma força vital que une comunidades, inspira criatividade e enriquece nossas vidas. Nossa missão é compartilhar histórias, eventos e expressões artísticas que refletem a riqueza das tradições e inovações de diferentes povos. Junte-se a nós nessa jornada de descoberta e apreciação da cultura em todas as suas formas!

Cultura em Destaque

Todos os direitos reservados.

Contato
 

Se você tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, não hesite em entrar em contato conosco. Nossa equipe está pronta para ajudar e responder a todas as suas perguntas. Você pode nos encontrar através do nosso formulário de contato ou pelas redes sociais. Estamos ansiosos para ouvir você!

Obrigado pelo envio!

bottom of page