Projeto Sabor e Cultura leva formação gratuita em gastronomia a São Paulo
- gestao659
- 9 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set.
Curso promove qualificação em culinária tradicional paulista, promovendo qualificação profissional e empregabilidade.

O programa Sabor e Cultura, que oferece cursos gratuitos de gastronomia, abriu as inscrições em abril para jovens e adultos a partir de 18 anos. O objetivo do projeto é qualificar novos profissionais e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, com foco na culinária tradicional paulista. Ao final do curso, as alunas receberam certificado de conclusão e acesso a uma rede de apoio voltada àqueles que desejam empreender futuramente no ramo da gastronomia.
Durante as aulas, as participantes puderam se aprofundar em técnicas da cozinha paulista, com ênfase no aproveitamento integral dos alimentos e na culinária sustentável. Além disso, aprenderam sobre montagem e finalização de pratos, desenvolvimento de cardápios e vivenciaram experiências práticas na cozinha tradicional, utilizando os materiais e equipamentos profissionais, que foram disponibilizados ao longo das aulas.
“A gastronomia é um negócio que é caro, então quando eu vi que era gratuito, eu pensei: finalmente uma oportunidade para eu poder estudar o meu sonho. O curso ter sido de graça foi o que me fez me inscrever nele. Está sendo divertido, dá ânimo de vir pra cá todo dia”, afirma Lays Moreira, uma das alunas do projeto.
O encerramento do primeiro ciclo do curso foi marcado por um evento especial, em que as alunas puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas. A programação teve início com a entrega dos certificados, falas de algumas alunas e de uma das professoras do curso. As participantes elaboraram um menu completo com pratos que valorizam ingredientes nacionais, como a castanha-do-Pará. Entre as opções estavam a torta de legumes com PANCs, sobremesas como brownie de chocolate com castanhas brasileiras e bebidas naturais para acompanhar. Familiares e amigos estiveram presentes e puderam degustar os pratos preparados pelas participantes.
O projeto Sabor e Cultura possui três ciclos de formação. O primeiro, realizado em maio, atendeu 25 alunos. Ao todo, estão previstas 75 vagas distribuídas entre os três ciclos. O curso conta com encontros presenciais quatro vezes por semana, no Centro Universitário Senac - Santo Amaro, em São Paulo (SP).
As inscrições para o segundo ciclo do programa Sabor e Cultura já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 27 de julho pelo link disponibilizado.
Por Isabela Almeida



Comentários