top of page

“Fullgás - artes visuais e anos 1980 no Brasil” reúne obras de 200 artistas da época

  • gestao659
  • 1 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de set.

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo é palco da exposição dedicada aos anos 80

Exposição Fullgás - artes visuais e anos 1980 no Brasil
Créditos: Reprodução/Centro Cultural Banco do Brasil

Após o sucesso no Rio de Janeiro (RJ) e em Brasília (DF), a exposição “Fullgás - artes visuais e anos 1980 no Brasil” chegou em São Paulo (SP) no dia 28 de maio. A mostra fica em cartaz até o dia 4 de agosto, de maneira gratuita, e abrange cerca de 300 obras de diferentes artistas brasileiros, mostrando a diversidade da arte nacional durante a década de 1980. O acervo reúne pinturas, revistas, panfletos e capas de disco populares do período. A exposição busca o contato do público com uma geração que mudou a forma de fazer arte no Brasil. 


“Fullgás” ocupa todo o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo (CCBB SP) e conta com cinco núcleos diferentes, que recebem o nome de músicas famosas dos anos 80: “Que país é este” (1987), “Beat acelerado” (1985), “Diversões eletrônicas” (1980), “Pássaros na garganta” (1982) e “O tempo não para” (1988).


Uma passagem pelos núcleos


A área “Que país é este” aborda o fim da ditadura e o início da democracia, refletindo sobre política, economia e organizações civis. Nesse núcleo, são representados os movimentos negros, das mulheres, dos indígenas e o punk, que criticavam a organização governamental da época e que lutavam por uma maior participação social na política. “Beat acelerado” é um conjunto de obras e artistas que focavam na aceleração do tempo, na paixão pela cor e no prazer. O acervo engloba formas de pintura e desenhos, e a comemoração ou negação da austeridade da arte nos anos 70. 


O núcleo “Diversões eletrônicas” apresenta obras futuristas da época, que viam a televisão, as inovações tecnológicas e o mundo aeroespacial como os próximos passos da humanidade. Esse é o momento em que os artistas misturam a criação com a expansão da tecnologia. “Pássaros na garganta” é uma representação da visão dos criadores sobre a natureza e as discussões ecológicas da década. O último núcleo, “O tempo não para”, aborda o tema da passagem do tempo como finitude, de forma melancólica.


A visitação acontece todos os dias, exceto às terças-feiras, no horário das 9h até 20h e endereço Rua Álvares Penteado, 112 - Centro de São Paulo. Os ingressos devem ser adquiridos com antecedência no site disponibilizado pelo CCBB SP.


Por Isabela Slussarek


 
 
 

Comentários


Sobre
 

Cultura em Destaque é um espaço dedicado a celebrar e promover a diversidade cultural. Aqui, acreditamos que a cultura é uma força vital que une comunidades, inspira criatividade e enriquece nossas vidas. Nossa missão é compartilhar histórias, eventos e expressões artísticas que refletem a riqueza das tradições e inovações de diferentes povos. Junte-se a nós nessa jornada de descoberta e apreciação da cultura em todas as suas formas!

Cultura em Destaque

Todos os direitos reservados.

Contato
 

Se você tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, não hesite em entrar em contato conosco. Nossa equipe está pronta para ajudar e responder a todas as suas perguntas. Você pode nos encontrar através do nosso formulário de contato ou pelas redes sociais. Estamos ansiosos para ouvir você!

Obrigado pelo envio!

bottom of page