Festival VIVA! Leste Europeu 2025 chega a cidade de São Paulo com nova edição
- gestao659
- 14 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de set.
Programação do evento resgata tradições culturais de países europeus

Entre os dias 16 e 17 de agosto, o Museu da Imigração inicia a terceira edição do Festival VIVA! Leste Europeu 2025. Com entrada gratuita, os visitantes podem desfrutar de diferentes experiências culturais, que preservam as tradições da Bulgária, Croácia, Hungria, Lituânia, Polônia, Rússia e Ucrânia. A programação conta com oficinas, shows, gastronomia típica e danças. O objetivo é preservar as tradições culturais e valorizar o papel das comunidades imigrantes para a formação da sociedade paulista.
O jardim do museu recebe o palco em que acontecem os shows a partir do meio-dia. Apresentações de canto com a cantora Helena Pentreko (Rússia) e shows de artes marciais eslavas e danças folclóricas das regiões acontecem no espaço. Além disso, a feira gastronômica também explora esse local. Pratos típicos como Kremówka (Polônia), Krupnikas (Lituânia), Pelmeni (Rússia) e Bureka (Bulgária) são oferecidos ao público´.
No auditório, clássicos do cinema russo serão reproduzidos aos visitantes: A Balada do Soldado (1959), No Submundo de Moscou (2023) e Ivan Vasilevich Muda de Profissão (1973). Além disso, no sábado, serão oferecidas aulas práticas de idioma russo e alfabeto cirílico. Durante os dois dias, o público também pode participar de oficinas de tranças no cabelo, bordado e dobraduras de flocos de neve.
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do museu. Para a participação nas oficinas, as inscrições são feitas 20 minutos antes de cada sessão.
Para mais informações sobre o evento e sobre a programação completa acesse o site: https://www.lacentral.com.br/eventos/viva-leste-europeu-2025-no-museu-da-imigracao-cultura-sabores-e-tradicoes-na-mooca/.
Por Isabela Slussarek



Comentários