Curso promove a inserção de jovens na gastronomia brasileira - Núcleo de Cultura Gastronomia
- gestao659
- 9 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set.
Jovens a partir de 16 anos e de escola pública podem participar de cursos de gastronomia gratuitos em Conceição da Feira, Bahia

No mês de julho, a partir do dia 15, jovens de 16 anos ou mais e que cursaram ou que estejam cursando o ensino médio em instituições públicas podem participar da segunda edição do Núcleo de Cultura - Gastronomia, na cidade de Conceição da Feira, na Bahia. O curso é proposto de forma 100% gratuita e promove o aprendizado técnico e prático, que contribui com a inserção no mercado de trabalho.
O Núcleo arca com todas as despesas e os alunos recebem os uniformes e os materiais didáticos necessários para a produção. Durante as 196 horas de carga horária, os inscritos aprenderão desde os conceitos básicos sobre as técnicas na cozinha até a criação de cardápios próprios e de releituras de receitas famosas. O foco do projeto é valorizar as receitas tradicionais brasileiras e promover o acesso à cultura alimentar como transformação social.
Com o propósito de integrar as ações voltadas à geração de renda e ao fortalecimento da economia regional, o projeto existe desde 2022 e já passou por outras cidades como Guarabira (PB), Medianeira (PR), Ponte Nova (MG) e Santa Izabel (PA). A primeira edição na cidade de Conceição da Feira recebeu 193 inscrições, o que promoveu o engajamento da comunidade local e o reconhecimento da qualificação profissional na gastronomia.
O incentivo da ocupação de jovens no mundo da gastronomia brasileira contribui com o aumento do conhecimento dessa parcela sobre a cultura gastronômica do país, que muitas vezes é perdido e desvalorizado ao passar por diferentes gerações. A iniciativa é um dos principais caminhos para ensinar o público-alvo a empreender por conta própria e a valorizar e contribuir com a produção da economia local.
Por Isabela Slussarek



Comentários