Cozinha de Talentos insere jovens no mercado de trabalho
- gestao659
- 10 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set.
Aulas de gastronomia gratuitas para alunos a partir de 16 anos começaram em julho, em Sorriso

No dia 21 de julho, o Núcleo de Cultura Cozinha de Talentos iniciou as aulas do curso gratuito de gastronomia, na cidade de Sorriso, no Mato Grosso. O projeto busca formar pessoas, a partir de 16 anos, para atuarem no setor da culinária. Os alunos podem seguir o caminho de trabalhar em restaurantes ou de construírem seu próprio projeto. Todos os gastos com inscrição, materiais e utensílios são arcados pelo curso.
Durante as aulas, os alunos são estimulados a desenvolver a criatividade, organização e autonomia na cozinha, a partir da criação de pratos autorais e das vivências práticas e teóricas ministradas no curso. Em 2024, ocorreu o primeiro ciclo do projeto na cidade, que contou com 187 inscritos. O grande interesse do público para participar demonstra a vontade da população de Sorriso de adquirir cada vez mais conhecimento sobre esse mundo. O Cozinha de Talentos também já foi um sucesso na cidade de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo.
A culinária brasileira é rica em influências culturais e em diversidade, o que abre inúmeras possibilidades de estudo e conhecimento sobre a área. A gastronomia do país não é apenas uma necessidade, mas também uma expressão cultural que reflete a história do território e de gerações familiares. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu a culinária brasileira como Patrimônio Cultural Imaterial do país. Esse registro garante a preservação da identidade cultural e das tradições brasileiras, e reconhece a gastronomia como parte da diversidade regional.
Alguns dos alimentos e práticas culinárias apontadas pelo Iphan como patrimônio foram o acarajé da Bahia, a tradição doceira de Pelotas (RS), o modo artesanal do preparo do queijo minas, a cajuína do Piauí, a moqueca capixaba (ES) e o bolo de rolo. Essas produções são apenas uma parcela do vasto repertório cultural que existe no Brasil.
Por Isabela Slussarek



Comentários