Cinema para Todos: O cinema democratizado ao público
- gestao659
- 10 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set.
Entre os dias 10 e 13 de julho, o mundo do cinema foi aberto ao público gratuitamente na cidade de Sorocaba, em São Paulo

Nos dias 10 a 13 de julho, a Praça Milton Cleises, localizada na cidade de Sorocaba (SP), foi palco do evento Cinema para Todos. O evento teve como objetivo principal democratizar o acesso ao entretenimento e promover o desenvolvimento da sociedade, através da integração da população e do fortalecimento das relações sociais.
O Cinema para Todos exibiu durante os 4 dias filmes de diferentes gêneros, para todas as faixas etárias. O evento contou não somente com a exibição de filmes, mas também com encontros com produtores audiovisuais, que buscaram estimular o interesse dos moradores pelo mundo cinematográfico e pelas obras nacionais.
Em maio de 2025, a cidade de Cotia (SP) também promoveu esses encontros, com a exibição de filmes e com oficinas sobre o audiovisual durante três dias. A realização desse evento acontece desde 2023, com início no município de Itapura (SP), que promoveu a revitalização da Praia de Itapura, às margens do Rio Tietê.
O cinema é um forte veículo de expressão e de transformação social, com potencial de influenciar a vida dos espectadores e como construção da identidade cultural. No Brasil, o acesso ao cinema é desigual, pois segundo o Informe Anual Cinematográfico de 2023 apenas 8% dos municípios brasileiros mantêm as salas em funcionamento.
O Cinema para Todos é uma iniciativa que busca expandir o conhecimento cultural para toda a população, que muitas vezes não possuem o costume de frequentar esse local de entretenimento, já que o maior número está presente nas grandes cidades. O acesso à produção cultural promove a inclusão social e contribui para a construção de uma sociedade cada vez mais igualitária.
Por Isabela Slussarek



Comentários