6ª Jornada do Patrimônio promove imersão na história e cultura de São Paulo
- gestao659
- 12 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de set.
Com programação gratuita, a 6ª edição do evento leva diversas atividades educativas, artísticas e culturais a 40 cidades.

Durante os dias 1º a 3 de agosto, o estado de São Paulo recebeu a 6ª edição da Jornada do Patrimônio. A programação gratuita chegou a 40 municípios, com atividades em espaços históricos e foco na valorização da história e da cultura paulista.
O evento contou com atividades artísticas, oficinas, feiras gastronômicas, passeios históricos e debates, todos realizados em locais tombados e construções que marcaram o desenvolvimento das cidades —, com destaque para o patrimônio ferroviário.
“Ao destacar esse legado na Jornada do Patrimônio, reconhecemos a ferrovia como um elemento essencial da nossa memória coletiva e como um agente transformador que deixou marcas profundas na paisagem urbana, na arquitetura e na dinâmica cultural do Estado de São Paulo”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Entre os destaques desta edição estão as saídas com urban sketchers — em Santos, São José do Rio Preto, Bauru e Mogi das Cruzes —, que estimulam registros artísticos da paisagem ferroviária. Também se destacam as gastronômicas em São Carlos, São José do Rio Preto e Mogi das Cruzes, com cardápios inspirados em produtos regionais.
A data da Jornada foi escolhida para não coincidir com o Dia Nacional do Patrimônio, em 17 de agosto, evitando conflitos com programações municipais e, ao mesmo tempo, abrindo o mês de comemorações dedicado ao tema.
A lista completa de cidades e programação estão disponíveis no site oficial.
Por Isabela Almeida



Comentários