Ponto da Moda oferece aulas gratuitas para comunidade LGBTQIA+
- gestao659
- 10 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set.
Podem participar jovens de 16 a 24 anos, cursando ou com ensino médio concluído em escola pública. Inscrições seguem até 1 de agosto.

O Ponto da Moda, que teve início na capital paulista, em 2019, agora inicia suas atividades em Feira de Santana, na Bahia, com o curso gratuito de Design de Moda. O projeto tem como objetivo qualificar profissionalmente os participantes e prepará-los para o mercado de trabalho, oferecendo aulas teóricas e práticas.
“Moda não é só roupa, é como a gente se mostra para o mundo”, afirma Ponto da Moda.
O projeto vai além de apenas formar profissionais, tem gerado oportunidades reais para centenas de jovens e contribuído para a transformação de vidas e a quebra de paradigmas sociais.
Os resultados são concretos: egressos vêm se destacando no cenário da moda e no setor têxtil, participando de reality shows, editoriais de revistas europeias, empreendendo novos negócios e conquistando bolsas integrais em renomadas instituições de ensino superior na área da moda no país.
O projeto Ponto da Moda reforça seu compromisso com grupos em situação de vulnerabilidade nas comunidades do seu entorno, escolhendo oportunizar novas ferramentas a um público que muitas vezes sofre com a exclusão social e com dificuldades de emprego formal, como a comunidade LGBTQIA+, ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho.
As inscrições começaram no dia 28 de junho, Dia do Orgulho, e irão até 1 de agosto pelo link, a lista de selecionados será divulgada em 8 de agosto e as aulas terão início em 11 de agosto no CRAS Cidade Nova - Caminho Tanquinho s/n.
O curso voltado para pessoas LGBIQIA+ de 16 a 24 anos e com vagas limitadas, oferece 196 horas de carga horária, ao longo de quatro meses, com quatro encontros semanais de três horas cada. Entre os conteúdos abordados estão Design de Moda, Criação, Sustentabilidade, Modelagem, Costura e Acabamento. Os alunos terão acesso a equipamentos necessários para o curso, como máquinas de costura, mesas de corte e armários, além de materiais essenciais para o aprendizado, como tecidos e aviamentos.
Desde a inauguração da primeira unidade do projeto, a iniciativa tem se expandido de forma contínua, alcançando, até o final de 2022, unidades em oito municípios distribuídos por cinco estados brasileiros. O projeto conta com edições anteriores, que impactaram diretamente centenas de alunos, como na cidade de Irecê, na Bahia, em 2024. Em cada cidade, o Ponto da Moda deixa um legado de transformação social e diversidade, assim, ano após ano, tem ampliado sua presença e segue fortalecendo o impacto social.
Por Isabela Almeida



Muito bacana! O Ponto da Moda oferecendo aulas gratuitas é um passo importante para promover inclusão e capacitação. Que mais ações como essa se multipliquem!