'CONECTA+': Curso gratuito ensina idosos a dominar a tecnologia em Belo Horizonte
- gestao659
- 15 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de set.
A iniciativa busca ensinar a usar o smartphone com autonomia, segurança e eficiência para pessoas com mais de 50 anos.

A iniciativa Conecta+ tem como objetivo transformar a relação dos idosos com o mundo digital, oferecendo um curso gratuito para pessoas com mais de 50 anos em Belo Horizonte, que desejam aprimorar os conhecimentos e utilizar o celular de forma prática, segura e independente no dia a dia.
O curso foi pensado especialmente para quem deseja se conectar com amigos e familiares, acessar serviços online e aproveitar melhor a tecnologia, de forma simples e prática. As aulas abordam temas sobre como usar aplicativos de mensagem, redes sociais, tirar e enviar fotos, e acessar serviços essenciais (bancos, transporte e saúde).
Segundo dados do IBGE, cerca de 72% dos idosos nunca usaram aplicativos, e 66% alegam que o motivo é não saber usar. Hoje em dia aplicativos de banco e pagamentos, saúde e outros serviços tornaram-se ferramentas essenciais, mas para muitos idosos também pode representar um terreno fértil para golpes e fraudes. Segundo o relatório Avast Safe Tech 2025, 64% dos idosos já foram vítimas de crimes cibernéticos, e após um levantamento da SaferNet Brasil, 70% dos idosos admitem ter dificuldades para reconhecer tentativas de fraude online, evidenciando a necessidade de programas educativos que fortaleçam a qualificação digital na terceira idade.
“O projeto Conecta+ nos ajudou muito a sair do analfabetismo digital, pois através dele foi possível fazer contato com os nossos familiares, serviços de banco e até mesmo participar de outros projetos beneficentes para nós.”, destaca a ex-aluna Áurea Lúcia.
Durante o segundo semestre de 2025, o projeto contará com seis novas turmas até o mês de novembro. As inscrições para as próximas turmas seguem até o dia 16 de agosto e podem ser feitas através do link. Mais informações sobre o curso disponíveis na página do Instagram.
Se você é de São Paulo (SP), ou conhece alguém que tenha interesse na iniciativa, conheça também o projeto ‘Smartphone +60’ que promove inclusão digital e autonomia para a terceira idade.
Por Isabela Almeida



Comentários